Outubro vai chegando ao fim, sendo marcado por uma das campanhas de saúde mais conhecidas pela população, o Outubro Rosa. Difícil que não tenham ouvido falar sobre a conscientização à respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tratamento e os cuidados, que também se estendem à prevenção ao câncer de colo de útero.
Neste período do ano se intensificam também a realização de exames de mamografia, com serviços próprios itinerantes, como tem ocorrido nas cidades de Suzano e Guararema, ou com a carreta enviada pelo Governo do Estado, que atualmente está estacionada em Itaquaquecetuba.
O mês na verdade é associado de forma geral aos cuidados com a saúde feminina, incluindo também a intensificação dos exames de papanicolau, preventivos para o colo do útero. Por isso destaque na edição de hoje para o lançamento do projeto Coração Feminino, nesta quinta-feira (31), uma parceria do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), que destaca a importância da conscientização sobre doenças cardíacas em mulheres.
A saúde das mulheres merece atenção o ano todo, e embora sejam bastante cuidadosas e atentas aos checkups anuais necessários, diferente da grande maioria dos homens, nem sempre a rede pública as atende no prazo devido, deixando um longo tempo de espera para a realização de consultas e exames.
É preciso reduzir esses prazos e investir cada vez mais nos cuidados para as mulheres, que muitas vezes também acaba deixando de lado sua saúde para priorizar a de seus familiares e também a vida profissional para garantir o sustento de suas casas, já que muitas são chefes de suas famílias. São elas as grandes cuidadoras, principalmente, das crianças e de pessoas idosas acamadas ou que necessitam de apoio em tempo integral.
São muitos os papéis e desafios para as mulheres no dia a dia, e o cuidado com a saúde precisa estar na lista de prioridades, e é preciso apoio e suporte para que esse tempo precioso possa ser ofertado a elas.