Na véspera da eleição, a expectativa é grande para conhecermos os eleitos após a votação deste domingo (6). Assim como no futebol, talvez as urnas reservem surpresas, com números diferentes das pesquisas de opinião já publicadas. O contrário também pode acontecer e termos a confirmação dos resultados estimados pelos institutos de pesquisa. Somente as urnas, que receberão o desejo dos eleitores, dirão o que o futuro reserva para as cidades da região.
O que temos em comum neste momento, seja qual for a sua escolha, é a esperança de melhorias significativas para as cidades, com mais crescimento em todos os setores. É grande a preocupação para uma saúde pública de melhor qualidade, assim como a educação e a segurança, que representam desafios gigantescos para os gestores.
O momento é de atenção às propostas, aos planos de governo apresentados à Justiça Eleitoral e nos eventos das candidaturas, uma prerrogativa dos prefeitos, mas que também cabe aos vereadores. Aqueles que pleiteiam uma vaga no Executivo devem apresentar ao eleitorado o que pretendem fazer nos próximos anos, conquistando uma vaga inédita ou um novo mandato, em alguns casos.
Aqui também importante ressaltar que nem tudo é da alçada do município, os poderes do Executivo municipal são limitados, assim como as ações do Legislativo local. Projetos maiores, que envolvam a esfera estadual ou federal, demandam força política. A articulação, como vemos por meio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), é fundamental para fortalecer não apenas as cidades, mas a região como um todo, nas demandas que são comuns. Um exemplo é o Plano Regional de Drenagem para combate a enchentes, assim como desassoreamento de trechos do rio Tietê.
Mais que a escolha deste ou daquele partido, ou de determinado grupo político, ou corrente ideológica, cabe ao eleitor cumprir seu papel na “festa da democracia” com atenção às propostas dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo, ao histórico de vida. Nossos votos de que cada um possa fazer a melhor escolha para a sua cidade, para um futuro promissor que abrace a todos.