Premiação
Estudantes de 30 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) conquistaram 92 medalhas na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia – dez de ouro, 29 de prata e 53 de bronze. Esta fase é disputada em formato online, com os estudantes competindo em equipes de até três integrantes orientados por um professor. A Etec Profª Luzia Maria Machado, em Arujá, conquistou uma medalha de bronze. Destaque para a Etec Benedito Storani, de Jundiaí, com dez medalhas, sendo três de ouro, três de prata e quatro de bronze.
Premiação II
Os jovens são desafiados a demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, por meio de tarefas e questões de múltipla escolha.
Premiação III
Para a fase nacional, disputada presencialmente, são classificados dois grupos de cada Estado (um de escola pública e outro de instituição privada).
Discriminação racial
O Procon-SP abriu uma nova consulta em seu site, desta vez sobre a ocorrência de casos de discriminação racial nas relações de consumo. Disponível até o próximo dia 4 de novembro, a enquete tem como objetivo identificar, entre os consumidores que podem sofrer algum tipo de discriminação em função de raça/cor, dados sobre ocorrências nos momentos em que o consumidor de relações de consumo.
Discriminação racial II
A enquete vai verificar qual a raça/cor mais discriminada; em quais estabelecimentos ela é mais frequente e como ocorre; e como o consumidor reage diante do ato discriminatório.
Material educativo
Os resultados da enquete devem orientar o Procon-SP a promover ações, como elaborar material educativo, desenvolver palestras e outras medidas que reforcem o respeito e observância aos direitos desses consumidores com o fim de conscientizar a sociedade sobre este problema ainda presente nas relações de consumo.