São gigantes os desafios para melhorar a qualidade do ensino que é oferecido aos milhares de estudantes da rede púbica, haja visto o grande abismo, principalmente no comparativo entre os resultados alcançados pelos alunos da rede particular.
Claro que temos avanços, que não podem ser negados e deixados de lado, e professores que superam as dificuldades do dia a dia, inovam e se destacam, por vezes, de forma mais pontual, por iniciativa própria, do que incentivado pela própria rede.
A Educação, aliás, foi um dos temas abordados com os candidatos no Especial “Qual é o Plano?”, publicado recentemente pelo Grupo Mogi News, trazendo o currículo e propostas de candidatos a prefeituras da região.
Como sempre dizemos neste espaço, a Educação é a base de tudo, e por meio dela que seremos melhores e mais desenvolvidos. Porém, o setor enfrenta problemas que não são únicos desta ou daquela cidade, em maior ou menor grau, que inclui desde a infraestrutura, com prédios escolares precisando de reformas e modernização, até a devida valorização dos profissionais, com destaque para os professores, mas não restrita a eles.
Ainda temos o aprendizado comprometido nos últimos anos pela pandemia de Covid-19, já que nem todos tinham acesso ao ensino on-line. O período ressaltou ainda mais as desigualdades vividas em nosso país, e na Educação não foi diferente, afetando todas as etapas de ensino, especialmente que ingressaria na escola. Por isso é preciso uma atenção especial aos anos iniciais, onde a base é construída para todas as etapas seguintes, e os desafios estão apenas começando.
Recentemente o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) reuniu especialistas para debater a alfabetização na idade certa em um Fórum Internacional, que está em sua quinta edição. Agora a novidade é o Prêmio Inova Educação para reconhecer as melhores iniciativas nesse intuito, promovidas pelos municípios consorciados, que hoje vão além das fronteiras do Alto Tietê. A força como consórcio vem trazendo importantes conquistas para a região, especialmente em termos de infraestruturas, e que assim seja também na Educação