Fake news 

Circula na internet, desde as eleições de 2022, uma imagem, supostamente da Justiça Eleitoral, afirmando que “aposentados que forem às urnas: o voto servirá de prova de vida junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fato que infelizmente não está sendo divulgado pela imprensa”. Atenção: a imagem é falsa! A Justiça Eleitoral esclarece que a comunicação é feita apenas pelos canais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e cartórios eleitorais.

Prova de vida

A prova de vida anual é obrigatória, no entanto, desde janeiro de 2024, cabe ao INSS comprovar que o beneficiário está vivo. O órgão recebe dados de outros órgãos federais, preferencialmente biométricas, para realizar cruzamento de dados, o que inclui a votação nas eleições, porém, a base de dados, segundo o governo federal, está em fase de integração. 

Eleições 

Diante do episódio de agressão entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, no último domingo (15), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou nota em que “repudia qualquer tipo de ofensa ou violência entre os atores do processo eleitoral, sejam candidatos, eleitores, partidos políticos e instituições em geral”. Assim como todos desejamos, o texto destaca que “o TRE-SP defende um debate de ideias civilizado, respeitoso e pacífico, a fim de que o eleitorado obtenha as informações necessárias para realizar a escolha de seus candidatos e candidatas de forma consciente e responsável”.

Itaquá

A FEMPI - Frente Empresarial Pró Indústria recebe nesta quarta-feira (18) a imprensa para apresentar a 13ª EXPO Indústria, Comércio e Prestadores de Serviços, que será realizada em Itaquaquecetuba. A coletiva será na  Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, nos Alpes de Itaquá, e deve contar com  a presença dos secretários municipais Marcello Barbosa (Governo) e Douglas Freire (Turismo), do presidente da FEMPI, André Domeni, e vários empresários da cidade.