"Você é os livros que lê, os filmes que assiste, as músicas que ouve, as pessoas que conhece, os sonhos que têm, as conversas das quais participa".  Esta frase, que circula em canais motivacionais, demonstra que somos reflexos da cultura à qual estamos inseridos, ou seja, dos interesses que nos impulsionam.

A sua leitura traz uma reflexão acerca das personalidades que permeiam a sociedade, que é multicultural. Uma variedade que nos permite aprender, e muito, com a união às diferenças. Para isso, é preciso semear o respeito mútuo entre todos, independentemente de suas etnias, religiões, crenças, culturas, preferências, inclusive, políticas.  É por meio desta convivência que encontramos inspirações que norteiam nossos percursos formativos.

No entanto, neste período eleitoral, percebemos que estamos carentes de exemplos. Os professores, que se desdobram para multiplicar o respeito entre as infâncias e juventudes, se veem diante de um paradoxo. Isso porque esta palavrinha mágica não tem sido socializada nem mesmo pelos políticos, que teriam uma imagem a zelar.

Enquanto os professores se esforçam para promover uma cultura de paz; na controvérsia, os políticos inspiram – com a ajuda da repercussão midiática – a cultura da violência. O desrespeito às opiniões, ideologias e propósitos tem levado a agressões físicas e verbais; assédio moral, psicológico e virtual. Intimidações que repercutem entre os jovens, que acompanham o que a mídia prolifera, e muitos acham "divertido" multiplicar as cadeiradas, os socos em público e as provocações, especialmente, no ciberespaço.

Que tipo de cidadão estamos multiplicando? De um lado, educadores preocupados com a formação de pessoas informadas, conscientes e participativas para equilibrar as realidades. De outro, influenciadores temperamentais com comportamentos incompatíveis para uma sociedade que carece de harmonia.  


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta