Desde a última sexta-feira (26/07) até o dia 11 de agosto, o espírito olímpico movimenta o país, na torcida por nossos atletas nos Jogos Olímpicos de Paris. Já temos alguns destaques como a medalhista Rebeca Andrade e toda equipe da ginástica, com talentos reconhecidos com a inédita medalha de bronze conquistada pelo grupo. A atleta, aliás, também ganhou ontem (01/08) a prata na final individual, e é a segunda melhor do mundo em sua modalidade. 

A estreia no pódio começou no último domingo (28/07) com o mogiano Willian Lima, e a prata no judô. Também temos os bronzes de Rayssa Leal no skate, e de Larissa Pimenta no judô, e a prata de  Caio Bonfim, na marcha atlética. 

Todos os atletas, mesmo aqueles que não chegaram ao pódio, são motivos de orgulho não apenas para suas cidades de origem, mas dando a cada brasileiro a certeza de que é possível ir além, buscar outros caminhos e transformar sonhos em realidade. Com os medalhistas, vivemos o sabor de uma vitória compartilhada, levando o nome do país de forma positiva para o mundo, diferente de outros temas em que ficamos aquém do esperado, como em rankings de educação e desenvolvimento. 

Reforçando a importância do reconhecimento para delegação brasileira em Paris, vale ressaltar que nem sempre o esporte recebe o devido incentivo, tanto do poder público quanto da iniciativa privada, e por vezes são vaquinhas e outras ações que levam os atletas para competições em outras cidades e também fora do país. E são tantas as modalidades se sobressaindo, que precisam de mais espaço e estímulo, em estrutura e também financeiro, para termos mais Rebecas, referência para o mundo no seu esporte. 

Mais do que a formação de atletas de alta performance, o esporte também é disciplina e cidadania, afastando crianças e jovens de uma vida sem perspectiva para um futuro mais promissor, com melhores condições de vida. Fazer parte de uma modalidade esportiva, seja qual for, com boas condições para sua prática, formará também cidadãos melhores, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país.