No último dia 17 de agosto, perdemos um dos maiores comunicadores do Brasil, ficando uma nostalgia sobre um período em que as famílias se reuniam em frente à televisão e interagiam com um mundo além dos seus. Estamos falando de Sílvio Santos, que ficou marcado na memória de muitas gerações, aquelas que acompanhavam a programação dominical - e analógica - da televisão brasileira. Isso porque o empresário, proprietário do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), imperou em uma época em que o digital ainda não estava presente com sua avalanche de atrações.

Mas, ainda assim, ele apresentava uma diversidade de programas, com os quais os seus diferentes públicos – infantil, juvenil e adulto – conheciam as vidas de personalidades, desvendavam talentos invisibilizados, acompanhavam personagens com histórias irreverentes. Os telespectadores ainda se divertiam com os programas de humor, aprendiam com os que envolviam o universo da gamificação, emocionavam com os que traziam o interior de muitas famílias, sensibilizavam com aqueles que viam nos programas oportunidades para conhecer o empreendedor, mas, em especial, ganhar algumas de suas premiações, para ajudar a melhorar, de alguma forma, suas vidas.

Foram muitas atrações, recriando-as frequentemente, a fim de atender aos interesses daqueles que o acompanhavam. Cômico, irreverente, ousado, determinado, o apresentador se destacou pela sua criatividade, versatilidade e autenticidade. Deixou sua marca, seu legado, sua história! É um exemplo de que as nossas ideias podem ser copiadas, ao contrário do nosso talento, potencial e personalidade. Isso porque estas qualidades são únicas, ligadas à nossa identidade. Essa semana nostálgica rende reflexões à jornada docente. Qual marca deseja deixar em seus alunos? Quais legados eles almejam transpassar aos seus descendentes? Quais histórias gostaríamos de deixar registradas?


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta