Agosto é o mês da Educação Infantil. Aquele período em que as crianças adquirem capacidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras que vão ajudá-las para o resto da vida. Segundo o Ministério da Educação, a primeira etapa da educação básica envolve o público de 0 a 5 anos e a finalidade é desenvolver os aspectos físico, psicológico, intelectual, complementar à ação da família, para ajudar no desenvolvimento humano e social.

Trata-se de um período em que as crianças vão além do convívio familiar, entrando em contato com a diversidade. Quando se relacionam com educandos de variadas personalidades, identidades, características tanto externas quanto internas, e convivem com as diferenças nos quesitos sociais, econômicos e culturais. Um ambiente próspero para abrir as mentes das crianças, para que explorem um mundo além do seu, repleto de oportunidades, e, por sua vez, aprendizagens.

Por este motivo, o ambiente escolar dos primeiros anos deve ser acolhedor, lúdico, prazeroso, a fim de contribuir para esse desenvolvimento. A Educação Infantil se divide em seis campos de aprendizagem: linguagem oral e escrita, que trabalha habilidades da comunicação; matemática, que desenvolve o raciocínio lógico; ciências naturais experimentadas, que entendem o mundo natural; desenvolvimento motor, que trabalha habilidades motoras grossas e finas; socialização e relacionamento, que desenvolve, entre outras coisas, o lado emocional. Por fim, o campo da identidade e da autonomia, focados na própria imagem e na capacidade de tomar decisões.

Parece um vasto programa, porém, ele é idealizado com atividades que contemplam o essencial neste ciclo: o brincar! Algo que estimula a imaginação, incentiva a criatividade, amplia repertórios; quando as crianças se colocam no papel de desbravadoras e semeiam - ao longo das etapas de aprendizagem - experiências preciosas para os próximos ciclos. 


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta