A campanha eleitoral para as Prefeituras e o Legislativo começa hoje e a saúde certamente está no topo dos assuntos que mais preocupa a população. Passamos por uma pandemia de Covid-19, que impactou não apenas a saúde, com perda de milhares de vidas, mas também a economia, e consequentemente, as condições de vida, principalmente, dos mais vulneráveis. Agora são os casos de dengue que estão tirando o sono de todos. Em todo o Estado, são mais de 2 milhões de casos notificados e cerca de 1.600 mortes. 

No Alto Tietê, como destacamos na edição de hoje, o número também é preocupante, com mais de 66 mil notificações desde janeiro deste ano e 39 mortes pela doença, segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Chama a atenção os dados de Mogi das Cruzes, que tem a maior parte desse total de casos notificados com mais de 24 mil registros, e chegando, recentemente, ao 16º óbito, o que pode aumentar em mais cinco mortes em investigação por suspeita de dengue. 

O panorama da epidemia da doença já foi pior na época do verão, mas o volume crescente ainda inspira cuidados. Sempre vale lembrar que medidas simples podem evitar a dengue, começando no próprio quintal, literalmente, eliminando o acúmulo de água, que contribui para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. 

Uma atenção que deve sim começar pela população, mas também ser reforçada com a intensificação de ações do poder público, o que já vem ocorrendo. Apenas com a união de esforços vamos impedir que mais mortes ocorram. 

Como prevenção à doença, ainda temos a vacina contra a dengue, liberada para um público restrito de adolescentes de 10 a 14 anos, mas que já é um alento no combate à epidemia. A expectativa é que essa faixa seja expandida em breve, alcançando novos públicos. Muita embora a vacinação, indiferente do imunizante, esteja com a popularidade em baixa, longe da adesão de outros tempos. As vacinas são importantes, assim como os cuidados preventivos que devem ter início na casa de cada um, contribuindo para o melhor para todos.