Eleições 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou na última terça-feira (6) um conjunto de medidas de enfrentamento à desinformação no período eleitoral. Entre elas, a assinatura de memorandos de entendimento com nove plataformas digitais, a criação do disque-denúncia 1491 para recebimento de relatos de conteúdos falsos disseminados sobre o pleito e a disponibilização de um painel da Polícia Federal (PF) com estatísticas de investigações e crimes eleitorais - https://bit.ly/3WHMwey

Eleições II 

As empresas TikTok, LinkedIn, Facebook, WhatsApp, Instagram, Google, Kwai, Telegram e X (antigo Twitter) também se comprometeram a colaborar com a Justiça Eleitoral no Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). Na ocasião, ainda foi lançada a campanha de combate à desinformação em colaboração com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 associações e instituições ligadas ao jornalismo profissional. 

Compromissos 

Rodrigo Valverde (PT), pré-candidato a prefeito de Mogi das Cruzes, registrou em cartório seus 13 compromissos que irá assumir caso seja eleito. O documento foi formalizado no Primeiro Cartório Oficial de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Mogi das Cruzes. Os compromissos abordam áreas essenciais como saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, habitação e economia, demonstrando uma visão abrangente e integrada para o desenvolvimento de Mogi.

Queimadas

Segundo levantamento da concessionaria SPMAR, no primeiro semestre de 2024 houve um aumento de 76% no número de queimadas registradas nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas em comparação ao mesmo período do ano passado. Desde fevereiro, a concessionária tem realizado ações de limpeza em áreas de mato, a fim de evitar que um incêndio tenha facilidade de se espalhar, o chamado aceiro. Além das ações preventivas, há um monitoramento visual diário da equipe do Centro de Controle Operacional.