Nossa região, especialmente Mogi das Cruzes, parece uma cidade rica e em pleno desenvolvimento. A segunda parte é verdade, o município vem crescendo nos últimos anos, nos mais diversos setores, atraindo mais pessoas com os novos empreendimentos imobiliários e também com oportunidades para quem quer investir na cidade. São muitos os atrativos como a localização privilegiada e boa acolhida do povo mogiano. Não à toda a cidade vem registrando bons números na geração de emprego, destacando-se na região. 

Porém, a riqueza da cidade, como em outras do país, é um tanto quanto ilusória, e não resiste a uma rápida olhada nos dados do Cadastro Único, como destacamos na edição de hoje. São milhares de pessoas vivendo em situação de pobreza ou com pouco mais de meio salário mínimo, dependendo de benefícios sociais, como o Programa Bolsa Família, para ter acesso ao mínimo. 

Em Itaquaquacetuba, cidade com maior número de cadastros, também chama a atenção. São mais de 67 mil pessoas registradas, o que equivale a  uma parcela significativa da população, cerca de 18% do total de 372 mil habitantes.  

Reduzir as desigualdades é um desafio gigantesco, e ela cresceu ainda mais com a pandemia de Covid-19, com reflexos financeiros, com o fechamento de empresas e a redução do número de vagas de trabalho, e a tragédia que abateu inúmeras famílias, perdendo pessoas queridas que eram as responsáveis pelo sustento. Também aumentou o abismo entre o ensino público e privado, com a defasagem de ensino ainda não resolvida. 

Infelizmente não temos uma solução mágica para que cada vez mais pessoas possam viver da forma que merecem, é preciso um esforço coletivo em diferentes frentes para que esta realidade comece a mudar. Vale sempre lembrar a fala de Rodrigo de Souza, fundador e diretor-executivo da ONG Missão Intensidade, que faz um lindo trabalho no Novo Horizonte, em Mogi: a cidade precisa acordar para o grande número de pessoas dormindo com fome. E aqui perguntamos: o que podemos fazer e o que estamos realmente fazendo para mudar esse triste cenário?