As datas comemorativas são invariavelmente tempos de boas vendas no comércio, talvez não com uma margem muito significativa, mas certamente um respiro importante para o setor. Até mesmo o ainda pouco conhecido, Dia dos Avós, comemorado na última sexta-feira, dia 26 de julho, contribuiu para movimentar as lojas. O setor aos poucos vai ganhando fôlego, depois do duro impacto da pandemia de Covid-19. 

Agora é a vez do Dia dos Pais, comemorado na próxima semana, que também traz boas expectativas ao comércio da região. As estimativas são otimistas com aumento de até 10% nas vendas de diversos segmentos, segundo as Associações representativas de Mogi das Cruzes e Suzano, principais centros comerciais da região. 

As boas vendas nas datas comemorativas trazem reflexos positivos e favorecem até mesmo o surgimento de novas vagas no setor, além de contribuir para melhores resultados também em outros segmentos, como Serviços e a Indústria. O último setor inclusive apresentou um aumento nas exportações de 4% em cinco meses na região, como destaca a regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). 

Assim a economia gira em um círculo virtuoso, em um ganha-ganha, que favorece o crescimento econômico de cada cidade, com reflexos para a região. Nesse cenário, a geração de empregos também é favorecida, e novas oportunidades vão surgindo, não apenas no comércio, tanto para quem quer voltar ao mercado como para quem busca um primeiro emprego. 

A economia ainda oscila, mas a tendência é otimista com a expectativa de bons resultados não apenas agora em agosto, com a homenagem aos pais, mas para o futuro, com as próximas datas comemorativas como o Dia das Crianças, celebrado em outubro, e o período mais esperado pelos comerciantes, o Natal. Essa sim uma data consolidada como a de maiores vendas.

O fim do ano também é marcado pela contratação de trabalhadores temporários, que podem ter nesta chance uma oportunidade definitiva. Que venham bons ventos para todos!