As eleições estão se aproximando e cresce o clima de disputa entre os partidos que pleiteiam vagas no Executivo e Legislativo das cidades. No último sábado (20), vários nomes já conhecidos foram confirmados nas convenções partidárias. Em Mogi das Cruzes, foram oficializadas as pré-candidaturas de Rodrigo Valverde (PT), do prefeito Caio Cunha (Podemos) e também da coligação de Mara Bertaiolli (PL), que contou com uma nova reunião com mais partidos, incluindo o próprio PL, nesta segunda-feira (22), na Câmara. 

Nas demais cidades, destaque para a convenção para a homologação da pré-candidatura de Eduardo Boigues à reeleição em Itaquaquecetuba, também pelo PL, com o anúncio do vice Rogério Tarento, e ainda Pedro Ishi, que concorrerá pela legenda em Suzano, tendo como vice Said Raful. Os dois pré-candidatos a vice são do PSD. Em Poá, a pré-candidata Flávia Verdugo, também do PL, teve seu nome confirmado e anunciou o vice, Antonio Carlos Guarinho.  

Os nomes vão surgindo para o Executivo das cidades, sendo confirmados nas convenções e cabe ao eleitor busca conhecer a todos, suas trajetórias e projetos, antes de decidir seu voto. Da mesma forma no Legislativo, onde a concorrência é semelhante a muitos vestibulares, com dezenas de candidatos por vaga. Em Mogi, por exemplo, 23 vereadores serão eleitos, talvez alguns reeleitos, entre centenas de concorrentes. 

O prazo para as convenções segue até 5 de agosto e a campanha começa oficialmente no dia 16. Aí sim com as ruas tomadas pela propaganda eleitoral, e em breve, o retorno do nem sempre bem visto Horário Eleitoral Gratuito, mas que também é uma oportunidade para a população conhecer um pouco mais sobre seus futuros representantes. 

O período ainda pode reservar novidades nas disputas das cidades, mas o que é certo é a importância do voto consciente, não apenas confirmando o que já se acredita, mas certo de que as propostas apresentadas são viáveis e condizem com as demandas das cidades. Desde já avalie e pesquise os nomes que vão se apresentando, e vá amadurecendo as escolhas que serão feitas na votação de outubro.