Mogi das Cruzes ganhou nesta sexta-feira o Polo de Inovação e Projetos Avançados, chamado pela gestão do prefeito Caio Cunha (Podemos) de Pipa HUB. Trata-se de um espaço voltado para a geração de negócios, desenvolvimento de ideias, formação empreendedora e qualificação profissional com foco em fortalecer o ecossistema local de inovação. 

Quem esteve na inauguração do novo serviço percebeu que se trata de uma das “meninas dos olhos” do prefeito, que sempre defendeu a inovação e fez questão de adotá-la de diferentes formas durante sua administração.

O empreendedorismo e a inovação andam de mãos dadas e cada vez mais fortes no Brasil e no Alto Tietê. Oferecer um espaço para capacitação da população, mentoria para quem deseja empreender e tantos outros serviços, coloca Mogi à frente quando se pensa em atração de novas empresas, desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda.

Desde a abertura da Incubadora Tecnológica, em Cezar de Souza, a cidade caminha nesse sentido. Com a nova estrutura, a expectativa é que essa caminhada seja mais rápida e produtiva. O desafio agora será, entre tantos outros, atrair cada vez mais os jovens, especialmente os que integram a geração “nem, nem”, que não trabalha, nem estuda e, mais recentemente, nem procura trabalho.

O Pipa HUB pode ser uma importante ferramenta nesse sentido, atraindo quem deseja empreender, formando quem precisa trabalhar, sempre por meio da tecnologia, que permeia as atividades em diversas áreas, e a inovação, necessária para melhorar o local em que vivemos. 

Que o modelo adotado em Mogi possa ser copiado por outras cidades. Que o incentivo ao empreendedorismo e a formação profissional seja uma realidade palpável, ao alcance de todos. É preciso oferecer estrutura, conhecimento e oportunidade para o maior número possível de pessoas. 

O futuro precisa ser planejado e sustentável. Está nas mãos dos jovens e das futuras gerações desenvolver a região de maneira responsável.