Os desafios aos profissionais da área educacional são inúmeros, mas alguns deles têm ganhado destaque nos últimos anos. Segundo a pesquisa "Perfil e Desafio dos Professores da Educação Básica no Brasil", realizada pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior), a falta de disciplina e o desinteresse pelo aprendizado são, para 63% dos professores, os principais empecilhos para a consolidação do processo de escolarização.

Estratégias de ensino diferenciadas; aplicação de metodologias ativas; dinamismo entre aulas teóricas e práticas; diversidade em recursos; exploração de espaços; utilização das tecnologias da informação e comunicação; é contínua a busca por temáticas que se enquadrem aos interesses das infâncias e juventudes.

Os professores se esforçam para atender às demandas contemporâneas. Estudam para elaborar um planejamento multidisciplinar, reorganizando os tempos e espaços escolares para que o aprender seja envolvente e significativo; e o ensinar realizador e, sobretudo, reconhecido.

No entanto, tais esforços têm sido insuficientes diante das respostas à atividade docente. A pesquisa do Semesp contou com 444 docentes de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país e ouviu profissionais que estavam trabalhando com educação básica entre 2019 e 2023. O recorte permitiu um olhar para as mudanças comportamentais das novas gerações antes, durante e após a pandemia do Covid-19. Foi evidente, em todas as respostas, que esse grupo voltou à escola diferente daquele que se isolou durante dois anos.

Trata-se de uma geração que se hipnotizou com as múltiplas telas. Adotou novas formas de socialização, lidou com situações diversas e enfrentou mudanças radicais. E que, agora, precisa reaprender os sentidos da escola, o papel do professor e a importância do conhecimento.

*****

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Redes sociais: @educomaltotiete; @suellercosta