Este é um mês especial, e, digamos, divertido. Isso porque, em 28 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Brincar. A data, que surgiu nos anos 2000, entrou para o calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de ressaltar o brincar como um direito de todas as crianças. 

No Brasil, é idealizada pela Aliança pela Infância e realizada em parceria com diversas instituições. Trata-se de um movimento anual que coloca em pauta o brincar espontâneo, a construção de valores e o respeito às diferenças. 

Neste ano, a Semana Mundial do Brincar ocorre entre os dias 25 de maio e 2 de junho e traz o tema "Vem pra roda – No ritmo do brincar". Segundo os organizadores, "a roda é símbolo das danças circulares, das conversas, das cirandas e de manifestações culturais presentes nas memórias de infância dos adultos e os convidando para construir um futuro afetivo às próximas gerações". 

As cidades da região integram este clima brincante com uma programação especial, reunindo dança, teatro, música e, claro, brincadeiras. Acompanhe as atrações e entre na roda! Afinal, os benefícios do brincar são inúmeros. Desenvolve habilidades sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. 

Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, exploram, reinventam e se movimentam. É valorizado na Educação Infantil, mais contido no Ensino Fundamental. E, conforme os ciclos avançam, há uma diminuição destas dinâmicas. E não deveria! Trata-se de uma importante atividade - apropriada para todas as idades - para aguçar a imaginação, instigar a criatividade e estimular a produtividade.  

Permita-se brincar! Porque quem brinca os males espantam, as energias renovam, as conexões se fortalecem. Afinal, o calor humano nos aquece e o espírito infantojuvenil nos rejuvenesce. Una-se àqueles que estão à sua volta e divirta-se!

 

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta