Ler nos leva a mundos, até então, inimagináveis. Aumenta repertórios, desbrava culturas, socializa conhecimentos, enriquece a aprendizagem multidisciplinar e amplia a visão de mundo, mostrando que o nosso entorno é muito além da bolha onde estamos inseridos. 

Ler é um direito de todos, assim como a escrita, que permite a todos registrar suas histórias, seus conhecimentos, suas experiências e expressar-se de uma forma em que as mensagens possam ser eternizadas. 

Ler e escrever são processos mágicos, afinal expandem nossas mentes, aguçam a criticidade, ampliam a conscientização e enriquecem a nossa interpretação acerca do que lemos, assistimos, ouvimos e observamos à nossa volta, legitimando nossa cidadania, uma vez que passamos a entender melhor nossos direitos para melhor cumprir os nossos deveres.  

Todos os cidadãos devem passar por um processo de escolarização que lhes garanta essa habilidade e competência. E as ações em prol destas conquistas foram evidenciadas no Censo 2022. O levantamento apontou que houve uma queda no analfabetismo em todas as faixas etárias. Das 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais no Brasil, 151,5 milhões sabem ler e escrever. Dados motivadores, no entanto, ainda há 11 milhões de brasileiros nessas idades que não compreendem um bilhete. O que pode estar contribuindo para esse déficit é a elevada taxa de evasão escolar, uma vez que, de acordo com o Censo Escolar, quase 9 milhões de estudantes de 18 a 29 anos não concluem a educação básica.  

Ainda há muito a ser feito para que todos possam decodificar as palavras, compreender os sentidos, desbravar as mensagens e ampliar suas interpretações sobre os fenômenos à nossa volta. Que os projetos em andamento se fortaleçam para que, em breve, todos os cidadãos desfrutem desses conhecimentos, os quais proporcionam aprendizagens imensuráveis. 

 

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta