Alerta de spoiler! No documentário “Walt antes de Mickey”, obra baseada na única biografia aprovada pela família Disney, veiculada no ano de 2015, há uma cena que faz cair lágrimas de qualquer pessoa. Walt Disney, após falir a sua empresa e ficar sem dinheiro, encontra um rato camundongo e começa a conversar com roedor. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

No diálogo “quase psicótico” com o animal, ele fala que está com fome e vai cobrar um dinheiro emprestado, mas não encontra o devedor. Ao sair da residência, observa resto de comida em uma grande lata de lixo, e sem pensar, pega sobra de pão e divide com o rato...

Apesar do debate de quem criou o personagem Mickey, o fato é que esta dura experiência apresentada na cena do filme, deu origem ao desenho mais famoso no mundo. Na atualidade, a Walt Disney Company tem valor de marca estimado em US$ 44 bilhões, e está no imaginário de muitas pessoas pela magia, fantasia e um mundo mágico. E quem não quer conhecer o Castelo da Cinderela no Walt Disney World Resort?

Os meus filhos, Vinicius e Artur, 9 e 6 anos, já me pediram essa experiência e receberam uma negativa. Mas, depois da quebra de expectativa, falei para eles que em nossa cidade, Ferraz de Vasconcelos, está acontecendo a reforma do Castelo Zenker, e a devolutiva instantânea com os olhos brilhando aconteceu: 'A nossa cidade tem um castelo, pai?'

Expliquei para eles que o local é um patrimônio histórico do município, construído por volta de 1940, que comportava plantações de uva, abacate e banana, e há anos estava abandonado. Conversamos ainda sobre as diversas histórias do local.

Depois que os meus filhos entenderam que o castelo da cidade não tem nada em comum com o da Disney, me surpreendi com a curiosidade deles demonstrada em conhecer a estrutura quando inaugurar. Se a ludicidade das crianças for treinada para a cidadania, para o senso de pertencimento e a identidade cultural, estaremos no caminho certo. Ferraz tem um castelo para chamar de seu!

 

___

Marcelo Barbosa é jornalista, pedagogo e psicanalista. Autor da trilogia “Favela no Divã” e “A vida de cão do Requis”.