Abril vai chegando ao fim e em breve estaremos celebrando mais um Dia das Mães, que como destacamos nesta semana deve ser positivo para o comércio, embora ainda longe de outros tempos. Temos entidades representativas do setor na região mais otimistas para a data, que é considerada a segunda melhor depois do Natal, mas ainda sim a expectativa é que as pessoas gastem menos nos presentes do que no ano passado. O próximo mês também é marcado pela campanha Maio Amarelo, voltada para a segurança viária. 

O trânsito sempre requer atenção redobrada, seja você um motorista profissional ou não, ou ainda um pedestre. É preciso cuidado consigo mesmo e, principalmente, com os outros nem sempre tão atentos assim, distraídos com celulares, ou simplesmente com pouco respeito ao que determina o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Infelizmente não é raro vermos vidas perdidas pela combinação de álcool e direção, por exemplo. 

Mogi das Cruzes abrirá o mês com a segunda edição do Simpósio de Trânsito e Segurança Viária, abordando em palestras aspectos importantes como a tecnologia na fiscalização, o pedestre na mobilidade, a importância da educação para o trânsito na primeira habilitação, entre outros. É preciso fomentar o debate e investir na formação dos condutores e também de quem anda pelas ruas. 

O papel transformador da educação também se faz presente no trafegar pelas ruas, de forma cidadã, um comportamento que deve ser incentivado desde a infância. Estar consciente e bem informado sobre seus direitos e deveres, respeitando até onde eles vão sem atingir o próximo, é fundamental para alcançarmos uma sociedade cada vez mais equalitária. 

Temos muito a avançar para um trânsito realmente mais gentil, o que também esbarra não apenas na capacitação dos atores envolvidos no dia a dia do trânsito, mas também em questões de infraestrutura, nas condições das vias que podem contribuir fortemente para possíveis acidentes. 

Que cada um faça sua parte para que todos tenham seu direito de ir e vir com segurança devidamente assegurado.