A região oficializa hoje um reforço importante no combate à criminalidade com a inauguração da Companhia de Ações Especiais de Polícia (CAEP), em Suzano, que é o primeiro passo para a instalação do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) também na cidade. 

A segurança ou a falta dela figura certamente entre as principais preocupações da população não apenas nas cidades da região, mas em todo o país. E um grupamento especializado se soma a outros serviços das forças de segurança, aumentando a sensação de segurança tão urgente e necessário por toda a população. 

Não há como negar os importantes investimentos recentes de prefeituras, especialmente na ampliação dos serviços de monitoramento por câmeras. E é fundamental coibir a ação de criminosos, com a possibilidade de serem devidamente identificados e responsabilizados por suas ações, esse é o papel dos serviços de monitoramento. 

Mogi das Cruzes, por exemplo, recentemente inaugurou o Centro de Operações Integradas (COI), que tem o monitoramento como um dos principais focos de trabalho. 

E assim como o monitoramento, é essencial a atuação conjunta das forças de segurança, com o apoio da Guarda Municipal das cidades às Polícias Civil e Militar. E os agentes municipais vêm sendo mais valorizados, com a chegada de novos guardas e investimentos em mais equipamentos, viaturas e capacitação. 

Outro ponto importante quando falamos de segurança é a reivindicação sempre feita pela população e autoridades pelo aumento do efetivo de policiais militares e civis na região, além da implantação de novos distritos policiais. O governo do Estado abriu um novo concurso para soldados, com certeza, mas precisamos de mais. Outro desafio é a capacitação desse profissionais que estão nas ruas, que por vezes são algozes e também vítimas da violência no nosso dia a dia.