Em uma era tecnológica - que tem influenciado as inovações em todos os setores da sociedade - a atualização se tornou uma constante para todos os profissionais, em especial, àqueles que respondem pela formação de todas as profissões: o professor. Independentemente dos ciclos em que atuam, qual deveria ser o perfil do educador do século XXI?

 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Um levantamento do Porvir, baseado em pesquisas nacionais e internacionais, apontou as características deste profissional, que precisa estar atento às novas demandas sociais, oriundas, sobretudo, da cultura digital, que exige novas formas de aprender e ensinar. 

 

De acordo com os estudos, o professor precisa: "saber explicar bem os conteúdos", ou seja, adotar uma didática que instigue o interesse dos alunos pelo aprendizado; "propor diferentes atividades", conciliar aulas expositivas com metodologias ativas; "conviver, respeitar o aluno e cuidar da sua individualidade", a fim de manter um diálogo harmonioso; "acompanhar alunos com dificuldade de aprendizagem", e, no papel de investigador, buscar estratégias para o avanço de seus conhecimentos, respeitando suas limitações, sem diminuir suas potencialidades; "ser um mentor para os alunos descobrirem seus interesses e talentos", pois o professor -  com o acesso à internet -  deixou de ser a fonte primária de conhecimento, no entanto, tem de orientar os jovens a buscarem, de forma segura, ética e responsável, informações que agregam à sua formação; "dominar o conteúdo, usar tecnologia e saber se comunicar", habilidades e competências inerentes à contemporaneidade devem ser aprendidas constantemente; "estimular a participação dos estudantes", para oferecer oportunidades educativas conectadas com o seu potencial e necessidades; e, por fim, "ser paciente e se aproximar do aluno" para compreendê-lo além dos aspectos cognitivos. 



Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete