A Páscoa se aproxima e mais que um feriado religioso, como esta Sexta-Feira Santa, são aguardados dias de folga para milhões de brasileiros, e também uma data importante para movimentar o comércio com a venda de ovos de chocolate, peixes e outros itens para as reuniões em família.
Como dissemos, o momento para muitos é de saída para mais um feriado prolongado, sentido o litoral, mesmo com o tempo não muito atrativo, ou para cidades do interior. Como já destacamos nesta semana, milhares de veículos devem passar pelas estradas que cortam a região, e sempre é importante redobrar os cuidados na estrada e estar atento à manutenção dos veículos. Apenas pela rodovia Mogi-Bertioga são esperados mais de 70 mil veículos, uma via pouco recomendada para o tráfego em dias de chuva. Não se pode esquecer que a última interdição não faz tanto tempo assim.
Destaque maior para a importância religiosa do período, que renova e fortalece a fé de milhões de pessoas pelo país afora. Cidades como Itaquaquecetuba e Guararema vão ter as tradicionais encenações da “Paixão de Cristo”, entre outras atividades e celebrações coordenadas por dezenas de paróquias. No domingo, dia 31 de março, às 11 horas, haverá uma missa especial com o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.
A data como dizemos também movimenta o comércio que, apesar dos preços pouco convidativos dos produtos de época, especialmente os ovos de chocolate, ainda registram vendas significativas. A alta esperada pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) em relação às vendas do ano anterior é de até 8%.
Ainda vale lembrar o doce imaginário das crianças que associam os ovos a entrega pelo ‘coelho da páscoa’. Um simbolismo semelhante ao vivido no fim do ano, com os presentes encomendados diretamente com cartinhas ao Papai Noel, mediante o bom comportamento ao longo do ano. São muitos os momentos desse período festivo, e cada qual tem sua importância na vida de muitos. Seja como for que sejam momentos positivos para todos.