Imperativos, imediatistas e acelerados. Não é uma regra, afinal, cada ser humano tem uma personalidade, mas as descrições iniciais ilustram as características de uma boa parte daqueles que se encontram na Geração Alpha.
📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!
Este é o nome dado aos que nasceram a partir de 2010 e às crianças que chegarão até 2025. Eles sucedem a Geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009. Trata-se de um grupo que chegou com a tecnologia na palma da mão. Esses jovens têm facilidade com esse recurso, são curiosos, criativos e inteligentes, e, por sua vez, dinâmicos. No entanto, demonstram impaciência com a jornada estudantil, que é linear, metódica e sincronizada. Exige paciência, concentração e, acima de tudo, disciplina para que o conhecimento se consolide e o aprendizado seja próspero.
Para a educação, é uma geração desafiadora. Afinal, o aprender não é instantâneo, passa por um processo formativo que demanda concentração para entender a complexidade dos conteúdos curriculares; curiosidade para explorar os tempos e espaços escolares; criatividade para desbravar os formatos usados para promover o aprendizado, e, por sua vez, autonomia para que os jovens sejam protagonistas de um ensino que evidencie seus potenciais.
Trata-se de uma geração que precisa de mediação para entender que o planejar vem antes do fazer; e o pensar antes do agir. Em tempos de respostas prontas, informações acessíveis e conteúdos à disposição, como driblar a imperatividade, a ansiedade, a impaciência, a frustração com os "nãos" e a intolerância desses jovens com "regras", a fim de resgatar o interesse pelo aprender de forma autônoma; o criar de maneira criativa; o pensar com reflexividade; o investigar em busca do novo e a autoria com versatilidade? Eis o desafio! Afinal, essa geração exige novos modos de aprender.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta