Nessa semana, o Mogi News/Dat trouxe a informação de que Mogi das Cruzes está se mobilizando para receber uma unidade do Instituto Federal do Estado de São Paulo (IFSP). Chama a atenção o fato de a cidade ainda não contar com o serviço, que oferece Ensino Médio e cursos de graduação gratuitamente. 

Itaquaquecetuba e Suzano já foram contempladas com seus polos, sendo que nesta última cidade o prédio está sendo, inclusive, ampliado para receber mais alunos. 

A mobilização mogiana é válida e necessária. O maior município da região tem todo o direito de reivindicar sua unidade, especialmente quando o Ministério da Educação anuncia que o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê ações voltadas para consolidação e expansão de novas unidades dos IFSP, com investimento estimado em R$ 3,9 bilhões, permitindo a criação de pelo menos 100 novos campi. 

Mais uma vez a mobilização política é importante para Mogi. A Prefeitura, assim como a Câmara, está trabalhando em prol dessa causa. Deputados também já manifestaram seu apoio, bem como grupos de estudantes e algumas entidades. 

Para atingir o objetivo será preciso unir forças e não medir forças. É hora de pensar em trazer o melhor para os alunos mogianos, de garantir formação técnica de qualidade para adolescentes que estão iniciando no mercado de trabalho e precisam de oportunidades. 

Não é hora de fazer uso político dessa batalha, que deve ser lutada em conjunto e, principalmente, em prol da população. Como Imprensa, e entendendo nosso papel de informar, continuaremos dando voz ao trabalho que está sendo realizado não apenas para conseguir esse reforço na Educação, mas em tantas outras lutas já que foram e ainda serão travadas na região para o seu crescimento e desenvolvimento. 


A educação deve ser prioridade em qualquer sociedade e o Poder Público deve estar atento para não perder grandes oportunidades de trazer para suas cidades serviços gratuitos que podem mudar a vida de tantos jovens. Que, além de Mogi, outros municípios passem a contar com um polo do IFSP.