Empregabilidade 

A deputada estadual Marina Helou (REDE) protocolou, na última segunda-feira (4), na Assembleia Legislativa de São Paulo, o projeto de Lei Nº 94/2024 com o objetivo de incentivar a autonomia financeira e facilitar a inclusão no mercado de trabalho de mulheres vítimas de violência doméstica residentes nos 645 municípios do Estado de São Paulo, com cotas no serviço público e incentivo a empresas privadas. Com o apoio do Centro Tereza de Benguela e especialistas na área, o projeto de Lei agora aguarda análise e aprovação da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Violência 

Segundo a parlamentar, a dependência financeira é um dos principais obstáculos que impedem as mulheres de deixar ambientes abusivos. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que o Brasil registrou 245.713 casos de violência doméstica em 2022, dos quais 52.672 ocorreram no estado de São Paulo. Além disso, a Polícia Civil notou um aumento  significativo nas solicitações de medidas protetivas, de 17.536 em 2022 para 26.996 em 2023. 

Websérie 

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Mogi Shopping traz histórias inspiradoras de personagens da vida real que movem o empreendimento, mesmo que pouco visíveis pelo público. São colaboradoras diretas e indiretas que atuam em segmentos essenciais para o cotidiano do shopping e seus milhares de visitantes todos os dias. Suas histórias são apresentadas na websérie "Mulheres do Mogi Shopping", que estreou nas redes sociais do shopping - @mogishopping. Uma das histórias é a jornada profissional de Priscila Assis dos Santos, 34 anos, começou como fiscal de piso e hoje ela exerce um cargo de alta confiança na área de segurança. 

Eleições

Durante a sessão da Câmara de Suzano da última quarta-feira (6), a vereadora Gerice Lione anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura de Suzano pelo Podemos (20). Com a abertura da janela partidária neste mês, Gerice decidiu deixar o Partido Liberal (PL) para ingressar na nova legenda. Ela agradeceu também à presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, e ao presidente estadual, o deputado federal Rodrigo Gambale, pelo acolhimento.