Fórum Mogi 500 Anos

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) promove no dia 23 de março, o Fórum Mogi 500 Anos. O evento, que será realizado das 8 às 13 horas, tem como objetivo promover discussões e debates sobre o futuro de Mogi em conjunto com as autoridades da região. O movimento Mogi 500 anos foi lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em junho de 2022 e tem como objetivo elaborar um planejamento de cidade a longo prazo. 

Conselho 

Também foi criado recentemente o Conselho Mogi 500 anos – instância focada na deliberação dos temas pertinentes ao Projeto Mogi 500 Anos. O conselho reúne integrantes do setor público e privado, além de universidades, terceiro setor e sociedade civil. Está em discussão a elaboração de um projeto de lei para a Câmara Municipal sobre o Sistema Municipal de Planejamento, que incluirá em seu texto o planejamento de longo prazo da cidade.

Conselho II 

O objetivo do Conselho é tornar permanente o Projeto Mogi 500 Anos, por meio da proposição e criação de uma organização social de inovação e estratégia, sem fins lucrativos, independente e suprapartidária, que terá como objetivo pensar estrategicamente o desenvolvimento de longo prazo de Mogi das Cruzes.

Inovação 

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou na última terça-feira (5) o projeto de lei n.º 11/2024 que institui o Sistema Municipal de Inovação Tecnológica (SMIT). De autoria do Poder Executivo, a medida prevê incentivar o desenvolvimento tecnológico e a inovação, criando ambientes propícios à pesquisa, capacitação e estudos que promovam o desenvolvimento econômico, social e ambiental, bem como a melhoria dos serviços públicos.

Inovação II 

O SMIT será constituído pelo Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT), o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia (FMIT) e o Polo Digital de Itaquaquecetuba (PDI). O sistema existe em outros municípios e uma de suas vantagens é permitir que a cidade receba investimentos de tecnologia de empresas privadas ou ainda do governo estadual e federal.