O ano eleitoral começou há quase dois meses, assim como as movimentações políticas, que vão ganhando forma e volume com o passar o tempo e devem se intensificar ainda mais até julho, quando a campanha eleitoral começa de fato. 

Esses meses iniciais são importantes para que as alianças sejam estabelecidas. Enquanto alguns políticos fortalecem a relação com suas legendas, outros decidem iniciar uma nova caminhada em outro partido, como é o caso do prefeito de Mogi, Caio Cunha, que deixará o Podemos para compor o quadro do Progressistas, que já tem um pré-candidato a prefeito na região, sendo ele o ex-vereador Saulo Souza, em Poá. 

Além das mudanças partidárias, é hora também de definir, ou pelo menos, indicar quais serão os pré-candidatos a prefeito e a vereador. Na edição de hoje, por exemplo, o Mogi News/Dat apresenta os possíveis concorrentes ao cargo de prefeito de Suzano. O secretário de Saúde Pedro Ishi (PL), o vice-prefeito Walmir Pinto (PV), a vereadora Gerice Lione (sem partido) e o ex-prefeito Marcelo Candido (PSOL) são as opções mais prováveis para o pleito de outubro. 

Em Poá, uma situação curiosa chama a atenção. Boatos dão conta que a atual prefeita Marcia Bin (PSDB) poderá abrir mão de tentar a reeleição. A possibilidade não foi descartada nem confirmada por ela até o momento. 

Voltando para Mogi, os comentários da possível dupla formada por Mara Bertaiolli (PSDS), esposa do ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e o ex-secretário de Saúde Téo Cussatis, ganham cada vez mais força. Em propagandas eleitorais já veiculadas na TV, a ex-primeira dama aponta que falta “mogianidade”, termo criado por seu marido, na cidade.  

Muitas águas vão rolar ainda por baixo da ponte até que a campanha comece de fato, muitos interesses seguirão em jogo e novas e inesperadas alianças ainda poderão se formar. Para quem gosta de política, acompanhar as movimentações dos próximos meses será um “prato cheio” a ser degustado com bastante calma e atenção. Que a população também esteja atenta a esse jogo político que terá sua partida final em outubro.