das Cruzes há muitos anos tem um importante diferencial oferecido a crianças e adolescentes da rede municipal de ensino: o ensino gratuito de música. Desde muito cedo, os alunos que ingressam nas escolas municipais têm aulas de musicalização e depois, caso haja interesse, têm acesso a instrumentos sinfônicos dos mais diversos, com aulas oferecidas por professores especializados.  


A escola referência do projeto de música de Mogi das Cruzes é a Escola Municipal Prof. Mario Portes, no distrito de Jundiapeba, com sua banda fazendo parte de grandes eventos da cidade. Destaque também para os pequenos músicos do CEMPRE Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, que foram premiados. Tivemos inclusive a oportunidade de conhecer mais sobre esse trabalho com o maestro Ewerton Ravelli, que foi um de nossos entrevistados no Café com Mogi News.


Sem negar o sucesso das iniciativas municipais, com os projetos ‘Pequenos Músicos’ e ‘Pra Ver a Banda Passar’, causa certa estranheza o encerramento das turmas do Projeto Guri na cidade, também amplamente reconhecido e responsável pela formação musical de milhares e milhares de jovens. Toda iniciativa como esta é muito bem-vinda e deve ser estimulada a se expandir. 


Os alunos do GURI agora farão parte da Orquestra Sinfônica, outra iniciativa vencedora da cidade, hoje conduzida por uma Associação. Nossos jovens músicos da orquestra já se apresentaram em festivais renomados como Campos do Jordão e na concorrida Sala São Paulo, na capital. 


Claro que nem todos que passam por essas iniciativas vão seguir a música como profissão. E como ocorre nos esportes, o incentivo é bem-vindo, mas poucos serão atletas de alta performance, seja qual for a modalidade. Embora, no caso da música, não sejam  raros os alunos que depois se tornam monitores e alcançam outros voos na carreira, porém, o ensino da música vai além, traz disciplina, mostra a importância do coletivo, ou seja, tem uma contribuição fundamental na formação dos nossos cidadãos, por isso merece todo o nosso reconhecimento. Que sigamos tendo a ‘Mogi da Música’.