O Governo do Estado de São Paulo contemplou recentemente municípios do Alto Tietê que foram destaque no Programa Alfabetiza Juntos SP. Trata-se de uma iniciativa que avalia a fluência leitora dos estudantes da Educação Básica, a fim de verificar as redes de ensino que estão atendendo a uma das metas da educação: garantir a proficiência em leitura e escrita dos estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, ou seja, até os sete anos. Esta missão se fortalece com a do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que, neste caso, ocorrerá em parceria com a União, os Estados e municípios.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Estas mobilizações vêm sendo fortalecidas em vista dos resultados do último Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Aluno), em que o Brasil esteve entre as notas mais baixas do mundo nas três áreas avaliadas: Matemática, Ciências e Leitura. Nesta última, ocupou a 57ª colocação. 

Movimentos importantes para garantir competências em duas áreas essenciais ao ser humano: ler e escrever. Práticas sociais importantes para o desenvolvimento da cognição humana. Ambas aprimoram a criatividade, a imaginação, o repertório; desenvolvem a intelectualidade, e, por sua vez, o senso crítico, necessário para a provocação quanto aos problemas à nossa volta e a conscientização quanto à postura diante deles. 

De iniciantes a fluentes, almeja-se que, até 2026, o programa garanta que 90% das crianças se tornem leitoras aptas a irem além da decodificação das palavras. Ou seja, que tenham habilidades para decifrar as mensagens, identificar seus contextos, refletir sobre realidades, contextualizar com seus entornos; e capacidades para desbravar novos mundos, a fim de mobilizar um planeta que carece de mudanças, as quais serão possíveis por parte daqueles que estão decididos a agir e não apenas a observar. 



Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete