Em períodos de temperaturas mais altas e com a umidade do ar, muitas vezes, baixa, como esta época do ano, os cabelos necessitam de cuidados especiais. E não somente para garantir a beleza, mas para, também, preservar a saúde dos fios e do couro cabeludo.

No Verão, é comum as pessoas se submeterem a uma maior exposição ao sol, além de frequentarem mais piscinas e praias, para, afinal, se refrescarem do calor. Mas esses hábitos podem deixar os fios ressecados, porosos, quebradiços, sem brilho e, até mesmo, com alteração na cor.

Ocorre que, devido ao calor e ao aumento da sudorese, o couro cabeludo tende a ficar mais oleoso e sujo, o que pode até predispor à coceira. Desta maneira, a higienização de forma correta é importantíssima, e, com maior periodicidade, inclusive para evitar doenças que aumentam a incidência nesta época do ano, como a Tinea Capitis - micose do couro cabeludo.

A proteção solar também é um ponto importante. Há produtos no mercado específicos para os fios. Igual cuidado deve ser dedicado ao couro cabeludo, com o uso de bonés e de chapéus.

Hidratação e nutrição dos fios com bons cosméticos também trarão benefícios e evitam a perda do brilho e porosidade.

Já a escolha dos produtos deve ser de acordo com o tipo de fio e os hábitos diários. No entanto, sempre com prioridade à qualidade e à procedência. E, não menos importante: a alimentação favorece, e muito, a saúde capilar, e é indispensável que haja acompanhamento profissional para as dosagens de vitaminas e de minerais, além de orientação quanto a uma dieta apropriada. Assim, se afasta o risco de uma hipervitaminose (excesso de vitamina) - o que pode gerar danos aos fios, como queda excessiva, e ao organismo de forma geral.

E, finalmente, é preciso cuidado ao desembaraçar os cabelos - sem tamanho atrito. Ainda é recomendável evitar água quente ao lavá-los, e utilizar elásticos frouxos na hora de prendê-los, sem fazer grande tração. Desta forma, é possível garantir fios e couro cabeludo saudáveis e bonitos nesta e nas próximas estações.

 

*Dra. Thálita Rodrigues Eufemia é médica e tricologista, com certificação pela International Association of Trichologists (Sidney - Austrália); doutoranda em Ciências Biomédicas; conselheira da Academia Brasileira de Tricologia; e diretora da JM Renaissance.