Ao que tudo indica desta vez a cobrança do pedágio na rodovia Mogi-Dutra deve se concretizar, apesar dos esforços contrários à medida. O edital foi publicado na última sexta-feira (15), e como já havia adiantado o governador Tarcísio de Freitas, o que o texto prevê são medidas paliativas como forma de reduzir o impacto para a cidade, porque a cobrança virá, só não com as tradicionais praças de pedágio. O leilão está previsto para abril do próximo ano. 

No edital, quem tiver como origem ou destino o Distrito do Taboão, em Mogi das Cruzes, não pagará a tarifa que será cobrada nas proximidades, e também está prevista a possibilidade de pagamento proporcional para quem tem como origem ou destino Mogi. É possível pensar que dos males, teremos o menor, mas ele virá, e causará impacto nos setores produtivos da cidade e região, e também no bolso de todos. 

Qualquer custo a mais será repassado para preços, dificultará o ir e vir de quem circula pela cidade e também pelos municípios vizinhos de Itaquaquecetuba e Suzano, que devem ter aumento do tráfego, recebendo quem busca escapar da cobrança. 

Nas últimas declarações do prefeito de Mogi, Caio Cunha, uma das solicitações ao Estado era ter acesso ao edital, e agora ele está aí, e ainda temos ações correndo na Justiça contra a medida. Mas, nada para o governador e sua equipe. Cunha também solicitou em reunião recente com o secretário de Parceria em Investimentos, Rafael Benini, a isenção para os mogianos, e pelo que vemos, não foi plenamente atendimento, o que deve ocorrer é uma cobrança diferenciada. 

E voltando aos impactos econômicos, o Distrito do Taboão é com certeza uma peça chave atualmente para o desenvolvimento não apenas de Mogi mas regional, ainda com muito potencial para receber empresas, apesar dos problemas de infraestrutura. A isenção na região é com certeza bem-vinda, mas está longe de ser uma medida comemorada, segue na linha do mal menor. 

O que era um fantasma das gestões anteriores do Palácio dos Bandeirantes, vai ganhando forma. Vamos aguardar os próximos capítulos!