períodos de eventos climáticos extremos desde o início do ano, quando as chuvas já foram além do esperado, levando cidades da região a decretarem situação de emergência. Vale lembrar também da interdição da rodovia Mogi-Bertioga, que durou dias, e as obras permaneceram por meses, embora os especialistas defendam que ainda há muito a ser feito na via, o que não se resolve apenas com muros de contenção. 


Um novo verão se aproxima e além das altas temperaturas que já temos vivenciado, um novo período de chuvas, que ao que tudo indica deve seguir os eventos extremos deste ano ou ainda pior. Precisamos estar preparados e encarar as mudanças do clima, que estão no nosso dia a dia. Não há como negar. 


Neste cenário, aumenta a importância das operações que reúnem diferentes órgãos de prefeituras, do Estado e também concessionárias de serviços públicos para atenuar os efeitos das tempestades que virão. Infelizmente já registramos uma prévia do que pode ocorrer no dia 3 de novembro, uma sexta-feira de emenda de feriado com chuvas e ventos que trouxeram grandes prejuízos. Neste dia, uma mulher morreu em Suzano com a queda de uma árvore. 


Importante destacar também como são fundamentais eventos como a Conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes, que conta com a presença de prefeitos do Brasil, convidados por uma organização internacional, entre eles o chefe do Executivo de Mogi das Cruzes, Caio Cunha. O evento que continua por mais alguns dias debate o importante tema das mudanças climáticas e o papel de todos no futuro que queremos. É preciso melhorar nossa relação com o meio ambiente, reduzindo os impactos que causamos e já estamos sentidos seus reflexos no nosso cotidiano.


Porém, o que fazemos agora de forma negativa em relação ao meio ambiente, e outas questões fundamentais para a vida, certamente prejudicarão, principalmente, as futuras gerações. É preciso estarmos preparados, assim como mudarmos para alcançarmos a sustentabilidade e a harmonia com tudo e todos que nos cercam.