O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) tem se mostrado um importante instrumento para a união de forças com a conquista de benefícios e projetos compartilhados pelas cidades da região. A lista de iniciativas vitoriosas do conjunto de cidade, inclui os recentes recursos conquistados para o Plano Regional de Drenagem e a Capacitação Rural, além da articulação para o início das obras de desassoreamento do rio Tietê. 


A força regional é essencial para evoluirmos em temas fundamentais, como a questão da saúde, diante da proposta do Governo do Estado para regionalização de todo o sistema, o que pode contribuir para o aumento de leitos disponíveis e a otimização de recursos, tirando a sobrecarga das unidades, principalmente voltadas aos atendimentos de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). 

É preciso que o esforço conjunto seja intensificado para que esse processo seja impulsionado e as soluções surjam com a urgência que o tema merece. Um desafio para o próximo presidente do Condemat, Vanderlon Gomes, o prefeito de Salesópolis. 


Vale retomar também propostas como a Cross – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde - regional, atendendo as demandas de acordo com as cidades. As pessoas deixando de ser apenas um número em uma fila que parece sem fim para o encaminhamento para serviços de maior complexidade. 


Não só a saúde exige soluções urgentes, como é preciso uma manifestação mais efetiva do Condemat em relação ao projeto que prevê à implantação de pedágio nas rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga. Já foi ressaltada a posição contrária, mas o que de fato foi feito pelo Consórcio? 


No evento realizado em novembro pela Prefeitura de Mogi das Cruzes apenas o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e o vice-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Daniel Balke, estiveram presentes. Vale lembrar que o prefeito de Mogi, Caio Cunha, é até o fim do mês o presidente do Condemat. No passo atual, as chances de reverter a cobrança se mostram cada vez mais improváveis.