Os educadores brasileiros – dos diferentes níveis de ensino - encerram mais um ciclo escolar. Uma pausa para descansar, recarregar as energias, energizar-se.

 
📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Após uma jornada intensa, afinal, para uns professores, ela é única; dupla para outros; e, alguns, tripla, ou seja, trabalham os três períodos do dia, eis o momento para desacelerar a mente e se desconectar da rotina docente.

 

O ano letivo é intenso! Em dezembro, muito mais! Atividades de encerramento, recuperação de aprendizagens, compensação de ausências; simulados, olimpíadas, avaliações; correção de trabalhos; fechamento de notas; produção de relatórios, portfólios, reuniões; apresentações, mostras culturais, compartilhamento de boas práticas. Apenas um recorte do que se faz nos últimos meses do ciclo escolar.

 

São 200 dias letivos, distribuídos em quatro bimestres, organizados em dois semestres. Um período minuciosamente planejado, para que a jornada estudantil seja significativa para os alunos; produtiva para os professores; importante para as famílias; próspera para as comunidades. Um estágio para aprender, desenvolver, evoluir como alunos e professores, mas, sobretudo, como pessoas. 

 

Afinal, a escola é um espaço para o aprendizado, mas, também, para o fortalecimento de vínculos, em prol de uma socialização próspera entre uns e outros, com respeito, empatia, solidariedade, colaboração e união. Valores importantes para a formação integral das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Atitudes essenciais para a boa convivência e a proteção do mundo à nossa volta. 

 

Aos 2,5 milhões de educadores brasileiros, ficam as lembranças de mais um ano desafiador e a sensação de missão cumprida. Afinal, a mágica do ensinar e aprender cabe a esses profissionais, que, entre a teoria e a práxis, dão vida, sentido e valor ao que compartilham, educam e prosperam. 

 

 

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete