A região vem recebendo importantes visitantes nos últimos tempos, para momentos que marcam investimentos significativos para as cidades. Nesta segunda-feira (27), dois ministros estiveram em Suzano para a entrega de moradias e anúncio de mais unidades, com a retomada do programa federal Minha Casa, Minha Vida. 

A aguardada vinda do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, ex-governador do Estado não se concretizou, porém, a vinda dos ministros Jader Barbalho Filho (Cidades) e Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) também mostra a força de Suzano e região. 

Márcio França, aliás esteve em Mogi recentemente, onde destacou a as ações realizadas na cidade pelo setor, que hoje representa, e recebeu da Prefeitura um ofício solicitando apoio para iniciativas que beneficiam micro e pequenas empresas. Setor importantíssimo da economia não apenas local, mas de todo o país, sendo os principais empregadores, e um segmento ainda de muitas oportunidades, nos mais variados setores. 

Na semana passada tivemos ainda a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em Guararema. Fora a controversa questão do projeto que prevê a instalação do pedágio na rodovia Mogi-Dutra, aparentemente o governador mantém boas relações com o Alto Tietê, que também é bem representado no Estado pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado André do Prado. 

Os ilustres visitantes são reflexo do potencial econômico e também do capital político da região, este último encontrando lastro principalmente na figura de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, que apesar de alguns revezes, se mantém como grande influência política na região e além de suas fronteiras. É nas suas bases inclusive que pode surgir o grande adversário à reeleição do prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha. Muitos nomes têm surgido para representar o PL na disputa do Executivo no próximo ano, incluindo a ex-primeira dama, Mara Bertaiolli. 

Ainda temos muitos capítulos na novela eleitoral, mas os cenários já vem são desenhando a partir da força para receber figuras ilustres do governo federal e também estadual.