As altas temperaturas dos últimos dias colocaram em alerta a Defesa Civil do Estado, que recomendou, que no último fim de semana, eventos públicos fossem suspensos diante do risco de novos temporais como o registrado no início do mês. 


Naquela ocasião, a força dos ventos e da chuva mostrou o quanto estamos vulneráveis às mudanças climáticas, que não estão mais batendo a nossa porta, mas já começam a fazer parte da nossa rotina, e devemos estar preparados para isso, tanto o Poder Público, como as concessionárias dos serviços, que deixaram a desejar diante da necessidade da rápida solução de problemas. Diversas pessoas enfrentaram dias sem energia elétrica.

E o verão ainda nem bem começou, e promete novas ondas de calor e frequentes chuvas, precisamos nos preparar, antecipando até mesmo a Operação Verão, realizada em diversos municípios para amenizar os impactos da estação mais quente do ano, que já no início de 2023, gerou grandes prejuízos na região, paralisando inclusive a rodovia Mogi-Bertioga por dias. 


Também não é necessário voltar tanto no tempo, basta olharmos a situação que enfrenta hoje o Rio Grande do Sul, com diversas cidades tomadas pela água, e vidas que vão se perdendo. 


Voltando para o Alto Tietê, cabe as prefeituras nesse momento reforçar os serviços de manutenção em córregos, como ocorre em Mogi das Cruzes e em outras cidades de forma rotineira, da mesma forma o sistema de drenagem, uma vez que não há muitas novidades quando se pensa nas áreas que geralmente sofrem com alagamentos em cada município da região.


Certamente muitas equipes estão em ação, fazendo seu trabalho para preparar as cidades, mas precisamos ir além, unir esforços não apenas com a Defesa Civil do Estado, mas com as secretarias responsáveis por obras de infraestrutura urgentes e necessárias para evitar os problemas comuns não apenas ao verão, mas agora em qualquer estação do ano. Mesmo no inverno tivemos dias quentes. O clima está mudando e assim também são necessárias novas estratégias e abordagens para evitar mais dias de caos.