Muito além de Guararema e Salesópolis, cidades já conhecidas pelos atrativos turísticos com visitantes da região e de outras localidades, o Alto Tietê tem um grande potencial turístico. Na edição de hoje destacamos o investimento do Governo do Estado em estâncias turísticas e Municípios de Interesse Turístico, beneficiando cinco cidades da região: Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Santa Isabel. 

Quase metade dos mais de R$ 4 milhões previstos são destinados para Salesópolis, a única entre as cidades beneficiadas, classificada como estância turística, que tem como importante marco ser o berço do rio Tietê. O município também abriga o Museu da Energia, que conta com uma usina hidrelétrica inaugurada em 1913, além de proporcionar atividades educativas e culturais. 

Mogi também tem seus destaques e recentemente foi homologada no Mapa do Turismo, que integra o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, com a nota mais alta para cidades que não capitais. A cidade também prepara seu Plano Diretor de Turismo e tem investido em outras ações para atrair mais turistas. 

Guararema dispensa apresentações, com belezas naturais e eventos, como o Cidade Natal, que encanta a todos. Neste feriado prolongado, serão inauguradas duas praças, reaberta a Ilha Grande e ainda terá início uma Feira Literária. Assim é a movimentação da cidade a cada semana. 

Santa Isabel também tem atrativos, com rotas turísticas para quem deseja estar mais perto da natureza e também opções para o turismo religioso. 

O contraponto fica com Poá, que no ano passado perdeu o título de estância hidromineral, e atualmente é classificada como Munícipio de Interesse Turístico. E diferente de outras cidades, que mesmo não sendo um grande polo turístico, têm investido em grandes eventos com shows de artistas de renome nacional, como Itaquaquecetuba e até mesmo Biritiba Mirim, nem mesmo manteve a realização da tradicional Expoá, voltada para exposição de orquídeas e plantas ornamentais. 

No contexto geral, porém, a região tem sido destaque no turismo e ainda tem muito potencial para crescer no setor.