O mês de outubro já começou e com ele a campanha de conscientização que serve como alerta às mulheres em relação a uma doença de extrema importância. É o que acontece anualmente, desde 2010, com o ‘Outubro Rosa’.

A ação tem como objetivo reforçar a conscientização sobre a importância da realização de exames preventivos do câncer de mama, primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A taxa de mortalidade pela doença na população mundial foi de 100 mil mulheres em 2022. O movimento, que surgiu nos anos 1990 na primeira Corrida pela Cura, em Nova York, nos Estados Unidos, ganhou o mundo. Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pela patologia no Brasil e, apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta.

E para que essa campanha tenha efeito na população feminina da região, não são necessárias apenas as grandes e fundamentais ações de arrecadação e conscientização coordenadas pelos Fundos Sociais de Solidariedade existentes nos municípios do Alto Tietê - que, por sinal, fazem grande esforço para disponibilizar materiais informativos para a sociedade através dos profissionais da saúde. Atos singelos, pequenos eventos, ou apenas o uso do broche ilustrativo, no entanto, já é um alerta às mulheres sobre essa doença que é um verdadeiro problema de saúde pública. Enfim, qualquer atividade que abra espaço para discussões e palestras já contribui, e muito, para a conscientização e prevenção da doença.

Mogi das Cruzes fará o lançamento da campanha amanhã e aproveita o Outubro Rosa para trabalhar outras áreas de atenção à Saúde da Mulher, como as coletas de Papanicolau. O exame é indicado para prevenir o câncer de colo de útero e deve ser realizado anualmente por mulheres de qualquer idade, a partir do início da atividade sexual.

A campanha existe e dura apenas 30 dias, então, o mais importante nela, é o legado que deve deixar a população durante todo ano, e não apenas nos dias em que estão em evidência. O assunto é sério e merece atenção e cuidado preventivo de forma contínua.