Os ventos não andam muito bons para Mogi das Cruzes nos últimos meses. A cidade está prestes a receber dois pedágios nas rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga e agora precisa administrar uma nova crise: a possibilidade de fechamento do Pronto Socorro Municipal na Santa Casa de Misericórdia. Sem esse serviço e também sem o PS do Hospital Luzia de Pinho Melo, fechado pelo governo estadual, a população precisará recorrer as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), mas será que elas serão suficientes para atender a demanda?

A Prefeitura de Mogi indica que não, mas a Mesa Administrativa das Santa Casa afirma que a rede municipal está estruturada para dar conta do recado. O fato é que as duas partes envolvidas parecem estar falando línguas diferentes e o resultado dessa falha de comunicação é bastante prejudicial para os mogianos que, nesse momento, assistem a uma “troca de acusações” entre o município e o hospital.

Enquanto a Santa Casa relata jamais ter afirmado ou demonstrado interesse em renovar o convênio com o município para manutenção do PS no local e ter formalizado seu posicionamento em junho, a prefeitura apresenta um ofício assinado pela direção do hospital em maio afirmando seu desejo em renovar contrato. O que teria acontecido nesse um mês para que a entidade mudasse de ideia?

A Câmara de Mogi foi acionada pelo município para que ajude na negociação com a entidade, que se mostra irredutível e faz questão de destacar, em nota oficial encaminha para a Imprensa, que a responsabilidade pelo Pronto Socorro no município “é e sempre foi da Prefeitura de Mogi”, sendo a Santa Casa “uma entidade privada e mera contratada para a prestação de serviços médicos de urgência e emergência”.

Diante da gravidade do assunto, já passou da hora das duas partes deixarem as diferenças de lado e se reunirem para tratar do convênio do PS. É preciso dar a devida atenção que o caso merece e não apenas se manifestar em notas que, posteriormente, são contestadas pela administração municipal. A situação exige respeito, urgência e responsabilidade.