Dados divulgados em uma recente pesquisa afirmam que o número de pessoas internadas com Covid-19 registrou um aumento de 28% no estado de São Paulo no mês de outubro. A população do Alto Tietê pode seguir em alerta e, mantendo os cuidados, mas despreocupada com o avanço da doença na região. Isso porque, de acordo com um levantamento feito pela reportagem do Grupo Mogi News/Dat, o número de pessoas infectadas pelo coronavírus continua em queda.

As infecções pelo vírus diminuíram significativamente, em algumas das principais cidades, em torno de 87% dos casos registrados no ano passado. Uma das melhores marcas confirmadas desde o início da pandemia. O resultado gera certo alívio já que neste mesmo período, em 2020 e 2021, os casos de infecções e mortes causadas pelo vírus da Covid-19 eram assustadores.

Apesar do fim da emergência sanitária, ainda é importante reforçar a necessidade de prevenção e enfrentamento da doença. É importante destacar que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo continua com a Campanha de Multivacinação até o dia 31 de outubro e disponibiliza vacinas para várias doenças, incluindo a Covid-19.

A queda no número de infecções tem reflexos também na diminuição pela procura das vacinas. Os imunizantes continuam sendo a principal estratégia para enfrentamento de doenças. É de extrema importância que a população tenha consciência que a prevenção é a melhor escolha. Não podemos esquecer que há dois anos havia filas à procura das vacinas, e que agora as doses estão disponíveis em livre demanda.

O coronavírus ceifou milhões de vidas nos últimos anos e não podemos esquecer que o vírus é perigoso e que pode ganhar força em pouco tempo. O jornalismo acompanhou de perto o dia a dia mais difícil de toda humanidade, enquanto lutávamos contra a doença, mas é gratificante divulgarmos dados esperançosos como esses. A expectativa é que a saúde se reestabeleça!