Você já parou para pensar como as empresas lançam produtos ou serviços que parecem se encaixar perfeitamente nas nossas necessidades e desejos? A resposta para isso está na pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado é como um farol que ilumina o caminho das empresas na escuridão das incertezas. Ela é uma ferramenta poderosa que fornece informações valiosas para tomar decisões mais acertadas. E a melhor parte é que ela não discrimina: pode ser usada por empresas de todos os tamanhos, setores e localização.

Imagine o lançamento de um novo produto ou serviço. Suponha que você tenha uma ideia interessante, algo que acredita que vai mudar determinado mercado/segmento. Antes de investir tempo e recursos, é fundamental entender se essa ideia é realmente atraente para o seu público-alvo.

A pesquisa de mercado se encaixa aqui. Ela permite que você descubra o que seus potenciais consumidores pensam sobre sua ideia. Será que eles realmente precisam disso? Qual seria o preço justo? Quais recursos são mais importantes? Quais tamanhos ou quantidade? Qual nome? E isso é só um exemplo simples.

A pesquisa de mercado também ajuda a identificar a concorrência. Quem são seus concorrentes diretos? Como eles se posicionam no mercado? Quanto cobram? Onde vendem? O que você pode fazer de diferente para se destacar?

Ao coletar e analisar dados, você obtém um quadro claro da viabilidade do seu novo produto ou serviço. Isso reduz o risco de investir em algo que pode não dar certo. Você pode ajustar a estratégia com base nas informações coletadas, tornando suas decisões mais embasadas.

Portanto, tenha em mente que a pesquisa de mercado é uma poderosa aliada para lançar um produto/serviço novo, já que oferece insights valiosos, a opinião do potencial consumidor e ajuda a minimizar riscos, aumentando suas chances de sucesso. Isso porque, conhecer o mercado de interesse é o primeiro passo para conquistá-lo.


Fabio Inoue (fabioinoue@hub.etc.br) é publicitário e professor universitário. Trabalha com Pesquisa de Mercado e é sócio da HUB Inteligência & Pesquisa e da GeoInsight - Consultoria em Geomarketing