Outubro é o mês dos professores! Período em que a categoria ganha visibilidade. Pela Imprensa, recebe reportagens especiais; pelas instituições, homenagens, premiações, destaques; pelas comunidades, reconhecimento de sua importância; pelos alunos, manifestações de carinho; pela sociedade, parabenizações. Surpresas são esperadas para lembrar que este profissional é um dos mais importantes, afinal, é o que forma as outras profissões.

Reconhecimentos necessários, mas que deveriam ser contínuos, independentemente de ocasiões especiais. Isso porque o professor é “construtor de futuros”, aquele que delineia as rotas formativas para a idealização de sonhos estudantis. Ele orienta os alunos na aquisição dos conhecimentos cognitivos, comportamentais e atitudinais. Mas também observa, investiga e pesquisa, a fim de descobrir o que agrega à aprendizagem. Mais do que isso, preocupa-se com as questões familiares, emocionais, sociais e econômicas. 

Demonstra que ensinar é necessário, mas educar é primordial, e esta demanda também tem sido abraçada por este profissional. Este combo fortalece o espírito solidário, humanitário e acolhedor do professor, que vê os seus alunos como sujeitos e suas histórias, constituídas de capítulos prontos, alguns em construção e outros a serem registrados. 

Segundo o Censo de 2021, no Brasil, existem 2,2 milhões de professores na Educação Básica e 323.376 no Ensino Superior. Ao todo, 2.523,376 respondem pela formação da população brasileira, que, de acordo o Censo Demográfico 2022, corresponde a 203.062.512 habitantes. Uma enorme responsabilidade! E eles a assumem! Pois são visionários, acreditam na sua capacidade formativa e no potencial dos educandos, aqueles que podem dar continuidade a este árduo processo: o da aprendizagem. É por meio dela que garantimos o desenvolvimento da nação. 

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete