Quando se fala em aprender e ensinar, o "brincar" é uma das melhores atividades para serem estimuladas entre as crianças, os adolescentes e até mesmo os jovens e os adultos. Por que não? Todos têm a se beneficiar com as habilidades e competências adquiridas com as propostas que têm o lúdico como norteador, a imaginação como conduta, a curiosidade para a descoberta, a diversão como motivação, para, então, se chegar ao objetivo: o aprender!
O aprendizado abrange as áreas cognitivas, sociais, emocionais, culturais, políticas; e envolvem aspectos físicos, motores, afetivos, sensoriais. Inclui, ainda, uma dinâmica política, porque as atividades são individuais ou coletivas, e, nesse processo, é preciso organizar equipes, eleger líderes, monitorar os deveres, para que todos sejam merecedores dos direitos.
Durante a proposta educativa, trabalham-se, ainda, o respeito às diferenças, a tolerância às limitações, a descoberta de diferentes potencialidades, o reconhecimento de talentos. E, neste caminho, como cada um lida com as emoções ao saber reconhecer as vitórias e, sobretudo, as derrotas; ao compreender que aprendizados existem nos bons e maus momentos.
Em meio às vantagens, é uma pena que o "brincar" ainda é visto de forma depreciativa por muitos adultos. Para sensibilizar quanto à sua potencialidade, está em andamento a Semana Mundial do Brincar, um movimento da Aliança pela Infância - que segue até 28 de maio - para enfatizar que este direito possui fundamentação teórica e metodológica, com propósitos educativos e estratégias para a aplicabilidade.
Ao brincar as crianças exploram, pensam, movimentam, reinventam, aprendem. Práticas necessárias aos adultos, que, também, estão em movimento, desbravando conhecimentos, reinventando-se cotidianamente, equilibrando-se emocionalmente. Permita-se brincar! A vida não será mais fácil, mas se tornará mais leve. Acredite!
Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta