Quais são as suas limitações? Físicas, emocionais, sociais? Todos têm dificuldades, algumas externas, visíveis; outras internas, discretas. O fato é que ninguém é perfeito, e, pelas incompletudes, buscamos no outro o apoio necessário para superar dificuldades, resgatar a autoconfiança, fortalecer a autoestima, vencer obstáculos, para, então, sentir-se, respeitosamente, integrado ao todo. E, desta forma, evidenciar que cada um - tanto no individual quanto no coletivo - é importante para a sociedade.
As "limitações" ganharam destaque ao entrar em cena duas palavras que têm sido evitadas devido aos seus múltiplos sentidos, e, às vezes, deturpadas interpretações: deficiência e capacitismo. Terminologias vistas de forma depreciativa, por conta de uma discriminação, infelizmente, estrutural.
Entendê-las é o melhor caminho para novas visões serem disseminadas. Na sociedade, circula a ideia de que "deficiência" seria a incapacidade para fazer uma atividade. Enquanto o dicionário nos diz que significa a falta ou carência de algo, a área da saúde a desbrava, entendendo-a como a insuficiência de um órgão ou a dificuldade para realizar uma ação devido a uma instabilidade física ou emocional. E é dentro deste campo que o termo vem sendo estudado para entender a sua complexidade.
As deficiências são divididas em física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a múltipla. Entendê-las exige formação, e o ideal seria se todos as compreendessem, a fim de reconhecer que, independentemente das limitações, todos são capazes de evoluírem em suas vidas pessoais, sociais e profissionais.
Da infância à fase adulta, esse público tem lidado com o preconceito. Como combatê-lo? Com a inclusão, com cada um mostrando suas habilidades e competências e ocupando espaços na sociedade. A convivência com diferentes pessoas ajuda a desmitificar estigmas, visões pré-concebidas e padrões sociais.
Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta