Um tema mais ameno para encerrarmos a semana e para quem é possível, encarar o descanso proporcionado pelo feriado prolongado do Dia de Tiradentes: o turismo. A região recebeu ontem (20), o secretário estadual da área, o ex-deputado Roberto de Lucena, e pode apresentar suas demandas para o maior incentivo ao turismo na região.

Um dos destaques regionais, certamente é Guararema, que recebe milhares de turistas, principalmente quando dá início ao projeto Cidade Natal, retomado no ano passado, depois dos períodos mais duros da pandemia de Covid-19. A cidade possui atrativos naturais, boas opções na gastronomia e culturais, a Maria-Fumaça, o distrito de Luís Carlos, sem falar da sensação de segurança com o monitoramento realizado em toda a cidade. E sempre é possível ser ainda melhor, com mais investimentos, o que demonstra a importância da parceria com o governo do Estado.

Mas também os demais munícipios do Alto Tietê podem se beneficiar do turismo, surpreendendo como um bom destino para turismos de um dia ou de um fim de semana. Mogi das Cruzes, por exemplo, tem parques municipais, que atraem o público da cidade e também da região, locais como o Pico do Urubu e Sabaúna, uma boa gastronomia, entre outros atrativos. A cidade recebe o Expresso Turístico e ciclistas de diferentes locais, mas é possível ir além com a revitalização de espaços e investimentos na infraestrutura. E nada se faz sem recursos.

Importante a união das prefeituras, por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para que os pleitos ganhem força junto ao Estado e também ao governo federal, como vimos recentemente com a visita do ministro Alexandre Padilha. Além do que a demandas que parecem apenas de uma cidade, mas beneficiam a todos, como novos hospitais, que desafogam as unidades de saúde de toda a região.

Voltando ao turismo, também é preciso incentivar a população para que conheça sua cidade, a história de onde mora e tem sua rotina. Guararema tem feito city tours para moradores e Mogi também tem projetos que apresentam pontos da cidade. Iniciativas que resgatam a história e trazem novas descobertas.