Como seria a escola dos seus sonhos? Pense, reflita, imagine! Comece pela concepção que você adquiriu ao longo da sua experiência neste espaço de aprendizagem. Em seguida, permita-se interagir com a sua imaginação, extraindo um novo olhar sobre um dos ambientes mais enriquecedores à nossa formação.
Estas perguntas foram feitas para crianças de 6 a 10 anos - de duas escolas públicas, de realidades distintas - durante uma dinâmica que integra um novo projeto educomunicativo. No primeiro momento, as respostas foram livres. E, convenhamos, divertidas. "Poderíamos ter bebedouros de coca cola", "Uma chuva de chocolate no intervalo", "Uma hora de recreio". Depois, direcionei o percurso, elencando aspectos materiais, cognitivos, comportamentais e atitudinais.
Quanto à infraestrutura, desejam espaços de lazer, se possível, um playground. Com relação à aprendizagem, querem aulas divertidas, experiências em laboratórios, atividades que envolvem tecnologias, passeios externos. Mais artes, esportes, ciências, linguagens. Sobre os comportamentos, apontaram o bullying. E, na oportunidade, dividiram experiências em que passaram por preconceito, discriminação e exclusão. Seguindo para as atitudes, cada um se colocou no lugar do outro. Juntos, pensaram em estratégias para ampliar a sensibilização.
A dinâmica demonstrou que - entre as crianças e os adultos - todos conhecem, vivenciam e acreditam na magnitude da Educação. Por meio dela, os aprendizados são múltiplos! Muitos bons, alguns ruins. Porém, nas vitórias e nos fracassos, é na escola onde agregamos experiências que norteiam decisões, vivências que definem destinos, histórias que contribuem para o amadurecimento. Não podemos permitir que apaguem o brilho desse espaço. E ele vem daqueles que o percorrem: os estudantes! Ávidos por conhecimentos, mas, em especial, acolhimento, e, sobretudo, com magia, encanto e diversão.
Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta.