Poá completa 74 anos hoje. Para a comemorar a data, a Prefeitura preparou uma festa que está sendo realizada na Praça de Eventos 'Lucília Gomes Felippe'. O evento, que começou na sexta-feira e termina hoje, trouxe atrações musicais de pouco peso. Além disso, também foram anunciadas atividades esportivas, missa e exposições. Entregas de obras estiveram fora do pacote de anúncios.

Mas afinal de contas, Poá tem realmente motivos para comemorar? Uma grande obra na região central chama a atenção e nos faz pensar se ela poderá mudar de fato muita coisa na cidade: a construção da segunda pista do viaduto Tancredo Neves. Mas será que esse é um motivo suficiente para o poaense ficar feliz nesse aniversário?

Não se pode negar que a duplicação desafogará o trânsito, especialmente nos horários de pico, mas ao mesmo tempo fica a dúvida se o motoristas vão continuar sofrendo para acessar o viaduto, já que existe uma única via para isso e a mesma é bastante apertada e concentra grandes congestionamentos.

E os serviços básicos prestados em Poá estão atendendo a população com qualidade? Essa é outra pergunta que devemos fazer. Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são suficientes para suprir a demanda por consultas e exames? E a zeladoria? Está em dia?

Na educação, muitos pais ainda se recordam do tempo que a rede municipal contava com sistema apostilado. Será que ele faz falta? Poá conseguirá manter seus bons resultados e desempenhos registrados na gestão do ex-prefeito Francisco Pereira de Souza, o Testinha, na área da Educação?

As enchentes ainda assombram o poaense, assim como o fechamento da passagem de veículos existente por baixo da linha de trem e que dá acesso para rodovia Henrique Eroles (SP-66).

É fato que o município perdeu parte considerável de sua receita nos últimos anos. Os investimentos em obras e serviços caíram, mas um bom político precisa saber contornar essa situação e garantir o bem-estar da sua população. As perguntas são muitas em Poá e somente a população pode responder se tem realmente motivos para comemorar.