Estamos vivendo o primeiro carnaval sem restrições após a pandemia do novo coronavírus. Nossa última oportunidade de viver os dias de folia sem preocupação foi em 2020. Na "Quarta-feira de Cinzas" daquele ano, inclusive, que tivemos a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil.

Em 2021 vivíamos a expectativa da vacinação com a aplicação das primeiras doses contra a Covid-19 e o carnaval, como já era previsto, não aconteceu. Em 2022, já com as primeiras vacinas aplicadas, mas com casos em alta, a festa não foi realizada novamente em seu formato tradicional.

Estados como a Bahia e São Paulo cancelaram as comemorações e somente o Rio de Janeiro manteve o tradicional desfile das escolas de samba, mas os mesmos foram adiados para maio.

Com a pandemia controlada e boa parte da população vacinada, vivemos a oportunidade de aproveitar a folia sem medo neste ano, seja nas ruas, nos bloquinhos, nas festas privadas, atrás dos trios ou nos desfiles para quem gosta de dançar, aglomerar e se divertir. Também podemos aproveitar os dias de folga viajando, descansando ou passeando e aproveitando atividades e locais que ficam mais vazios nesse período. A liberdade de poder escolher o que e onde fazer, sem restrições, é a grande vitória e o grande motivo para se comemorar nesse carnaval.

Ainda que não se goste da festa, não se pode negar que o carnaval faz parte da cultura brasileira, é responsável por movimentar dinheiro, energia, alegria e também amor. Nessa época o turismo ganha força, assim como o comércio também em todo o Brasil, gerando emprego e renda.

Os apaixonados pelo carnaval, por sua vez, sejam eles foliões ou integrantes das escolas que passam o ano produzindo seus desfiles, vivem dias de alegria e satisfação extrema até quarta-feira. O clima é de alegria, de descontração, de alívio.

Não faltam razões para festejar o carnaval em 2023. É claro que passados os dias de folia, os problemas voltam e as dificuldades também, mas porque não aproveitar, da forma que cada um quiser, esse momento especial para o Brasil?