Ao longo desta semana, as redes municipais e estaduais do Alto Tietê retomaram as aulas, dando início ao ano letivo. O período começa com expectativas de melhorias no sistema, na infraestrutura, na reorganização curricular, nas metodologias de ensino e, sobretudo, na valorização docente e na atenção aos discentes. Por outro lado, os que retornam também preveem os desafios frente às mudanças no sistema educacional.
No Estado, cerca de 138 mil estudantes - das quatro diretorias regionais de ensino - deram continuidade aos estudos, e com a previsão de reformulações nos programas curriculares dos ciclos finais do Ensino Fundamental, e, principalmente, do "Novo Ensino Médio", alvo de críticas. O modelo tem gerado insatisfações em vista da não concretização, in loco, do que está elencado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os itinerários formativos, as escolas de tempo integral, as matérias eletivas ocorrem em meio à falta de professores para idealizar o novo formato, e, sobretudo, de estrutura para oficializar a esperada Educação 4.0. As propostas são positivas, mas, na prática, há muito a ser implementado.
Nas unidades municipais das cidades que compreendem a região, cerca de 270 mil alunos regressaram. Voltaram com os anúncios, na Imprensa, dos investimentos em uniformes, materiais didáticos, recursos tecnológicos, reformas de escolas. Cada rede com seus propósitos, mas todas com a obrigação de oferecer aos seus estudantes uma base educacional - da creche aos anos iniciais do Fundamental - sólida; e aos educadores, condições favoráveis para exercer o seu ofício, e, principalmente, valorização do seu conhecimento e reconhecimento da sua prática profissional.
Entre expectativas e realidades, que este seja um ano de continuidade à formação de uma geração essencial para o desenvolvimento da região.
Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete